sexta-feira, 1 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM: CONSTRUINDO SABERES NA ALFABETIZAÇÃO, Por Juliana Rodrigues (trabalho monográfico)

"Educar é sentir as pessoas"
Hamilton Werneck

A atual sociedade do conhecimento cada vez mais realça o universo da escrita, na qual é fundamental ter domínio do ato de ler e escrever simultaneamente com seu uso social. O processo de alfabetização é uma das condições, talvez a mais desafiante, para o êxito dos estudos e inserção do sujeito na sociedade contemporânea.
O presente cenário da educação de nosso país, sobretudo, da educação pública, no qual boas parcelas de crianças, adolescentes e jovens chegam às séries mais avançadas sem saber ler e escrever competentemente, interpretar e posicionar-se criticamente diante de um texto e ainda fazer usos sociais de leitura e escrita, me fizeram  refletir sobre o que acontece ou deixa de acontecer que impede os alunos de se tornarem alfabetizados?
Em meu percurso acadêmico e em minha inicial experiência profissional, pude observar e constatar empiricamente que a afetividade influência positivamente no processo de ensino-aprendizagem, somando à construção de conhecimentos.
Será então que a relação afetiva entre professor-aluno contribui como um reforço para ajudar a estabelecer e construir o complexo processo de alfabetização do ser humano tornando-o efetivo, prazeroso e significativo?



Esta temática é o eixo central de meu trabalho de conclusão de curso e espero que gere aqui um rico debate, onde possamos trocar opiniões, dicas, vivências, materiais para consulta...enfim, enriquecer nosso conhecimento, ampliando-o e diversificando-o.
Conto com sua participação e contribuição...bjs juju^^

2 comentários:

  1. Oi gostei do seu blog e estou divulgando seu enderço para meus alunos no site: http://rcolacique.wordpress.com/links/

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Kél...muito obrigada por seu comentário e por divulgar o blog!
    Abraços, Juju^^

    ResponderExcluir