sexta-feira, 1 de abril de 2011

Educação à Distância – O que já foi dito e o que precisar ser dito, por Carly Machado

                                 



No dia 23/03/2011, às 19h30 realizou-se na UCAM- campus Tijuca, no Tribunal do Júri, a esclarecedora palestra intitulada: Educação à Distância – O que já foi dito e o que precisar ser dito, ministrada por Carly Machado, professora da UFRural-RJ e ex-coordenadora de EaD da AVM Faculdade Integrada (2003-2010).
Carly inicia seu discurso delineando sua fala ao diferenciar as esferas micro e macro da EaD: a esfera micro seria a teia de relações dos indivíduos neste meio (profº - aluno), como acontece e de que forma ela os atinge; a esfera macro seria a política da EaD, como ela está acontecendo para esta modalidade de ensino.
Com o suporte tecnológico de um projetor, Carly traz um slide pelo qual começa a conversar conosco e nos apresenta uma definição teórica de EaD (que, no geral, caracteriza EaD  de ser  a separação do tempo e espaço e a mediação desta separação por meio das tecnologias digitais). A partir daí, começa a contestar vários pontos desta definição, nos provando que não há tanta diferença entre a educação presencial e a à distância.
Disse-nos que há uma supervalorização da presencialidade na relação ensino-aprendizagem/professor-aluno. Questiona o fato disso não ser a coisa mais importante no processo educativo, até porque, como ela própria disse, as maiores partes dos processos de aprendizagem ocorrem depois, fora do ambiente de ensino: “O momento da presencialidade é uma parte do processo de aprendizagem. Aprender é uma ação individual que fazemos em grande parte à distância – em parte presencialmente e colaborativamente.” A relação professor-aluno não deixa de existir, apenas se transmuda, assumindo características e funções próprias da realidade desta modalidade de ensino. Ainda acrescenta que mesmo sendo um ensino à distância, há momentos presenciais, e que na verdade, a EaD ainda estimula e desenvolve a autonomia do estudante, já que requer o tempo todo que este seja construtor ativo, disciplinado e responsável por todo o seu processo de estudo.
Nos fala também que a EaD reforça a ideia de planejamento por parte do professor. Aqui, Carly aponta uma das inúmeras vantagens desta modalidade: “Planejar em EaD indispensável.” Sem planejamento não há como se conceber a realização de passo algum nesta modalidade educativa. Em outras palavras, ela garantiu com toda certeza de que quem se utiliza do sistema de EaD para estudar pode ficar despreocupado quanto ao trabalho do professor, até porque, além do fato de exigir muito do professor para executar seu trabalho em meio digital ( ele tem que gravar suas aulas em vídeo, montar, organizar e marcar as salas de discussão,etc.), como as aulas acontecem em meio digital e tudo está e fica por escrito, é mais fácil de ser controlado pelo coordenador do curso e ainda tudo que acontece fica registrado, servindo de prova para demonstrar o que é e vem sendo feito.
No quesito técnicas de inovação pedagógicas e uso de tecnologias para mediação e realização das aulas no EaD, não há novidade nem estranhamento. No ensino presencial é possível o uso de suportes tecnológicos e a inovação das técnicas pedagógicas. Professor que se preza nunca congela sua prática, sempre busca estar atualizado para repensar e transformar o seu fazer a favor do sucesso de seus alunos. Tanto é possível que ambos e principalmente o uso de suportes tecnológicos diferenciados ocorram, que eles já estão presentes e cada vez mais invadem a sala de aula.  De veras, o uso de tais suportes demanda reflexão contínua, pois a potencialidade que possuem é gigantesca e merecem ser bem exploradas.
Depois de estabelecer os pontos da esfera micro do ensino à distância, Carly parte para a esfera macro e fala um pouco do cenário político para esta ‘nova’ forma de pensar e realizar a educação.
O novo sempre causa desconfiança e muitas vezes gera preconceitos, porém a EaD está superando barreiras e conquistando pouco a pouco credibilidade e  seu lugar na educação. Com o objetivo de ampliar a oferta e democratizar o acesso ao ensino superior, esta modalidade de ensino já passa mais segurança aos que já se utilizam dela e também àqueles que pensam em fazer uso dela para estudar. Uma ‘política de aceitação’ de EaD está tomando corpo através dos estudos, pesquisas e informações disponibilizadas a seu respeito, e já consegue transmitir seriedade e qualidade de ensino igual ou superior ao ensino presencial. EaD está vindo com tudo e para ficar!!!
Após muito falar sobre educação à distância e estabelecer pontes comparativas com o ensino presencial, Carly deixa bem claro que não há porque se definir ou diferenciar de maneira depreciativa tal ensino, já que educação é educação em qualquer lugar, não importando o meio pelo qual ela ocorra (eis aqui o grande e ‘assustador’ diferencial, o meio exclusivo em que acontece a educação, o ‘meio digital distante’) e sim se existe intencionalidade, sistematização, responsabilidade, compromisso com o ato educativo, com a aprendizagem, com a formação e informação do ser humano-educando-cidadão.


RESUMINDO:

A EaD é uma realidade e que vem sendo apontada como uma alternativa eficaz para atender a grande demanda por educação inicial e continuada do nosso pais, além de propiciar permanente atualização dos conhecimentos que são gerados em grande quantidade e velocidade.

A ideia básica da EaD: aluno e professores aprendem em locais diferentes em tempo diferente.


A EaD é considerada uma modalidade de ensino que agrega um conjunto de recursos tecnológicos que são mobilizados pra constituir novas formas de pensar, trabalhar, pesquisar, educar e possibilita autonomia por parte do alunado para flexibilizar seus estudos, gerando uma relação de indivíduo e mediadores com objetivo de aprenderem juntos tendo como base a pesquisa e o dialogo. 
A mediação em EAD faz com que o professor esteja muito mais atento ao conteúdo trazido por ele ao aluno, pois o educador precisa trazer caminhos alternativos que alicercem uma ação docente relevante, significativa e competente.

Sendo assim o ambiente da EAD tende a necessitar estratégias que dêem conta de suas especificidades.

Assim um dois pilares da formação a distancia é a interatividade.

O uso das novas tecnologias cria condições diferenciadas para que todos repensem os papéis de professor e aluno nesse novo paradigma educacional, analisando e revendo a maneira como planejam e participam das atividades pedagógicas. 

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