domingo, 3 de abril de 2011

As gerações X, Y e Z e a Escola




As Escolas devem estar preparadas para receber os X, Y e Z ???

O mundo muda e com ele todas as coisas mudam (ou deveriam mudar) e evoluem numa velocidade cada vez mais crescente e frenética, difícil até de acompanhar. 
Pois bem, diante da pergunta feita no início deste post, podemos responder que SIM, as escolas devem estar preparadas para incluir todas estas gerações, já que, como é uma instituição integrante e integrada à sociedade, sociedade esta que abarca a mistura de todas estas gerações e do mundo em movimento, tem que estar voltada e adaptada para este público que atende/ a que está à serviço.
Entretanto, ao nosso ver, a pergunta mais certa a se fazer é: As Escolas estão preparadas para receber os X, Y e Z ??? Aqui a resposta não nos parece ser animadora. Em sua grande maioria, as escolas (públicas e particulares) não estão e nem nunca estiveram respaldadas e aptas para incorporar e  trabalhar  com essa diversidade e a especificidade que  cada geração possui.

                                         

O desenvolvimento tecnológico é um fator preponderante que potencializa o avanço da sociedade e a escola parece ter se perdido no tempo e no espaço, não conseguindo de fato seguir e aproveitar este caminho que a tecnologia disponibilizou . Fica assim, despreparada para lidar com a pluralidade originada de cada geração e da mistura destas.
As gerações X, Y e Z tem suas particularidades e cada qual marca e obedece  a um tempo sócio-histórico específico, moldam as mentalidades, os valores culturais vigente em cada época. Contudo, estamos no século XXI, momento de grande da explosão da era digital, onde a tecnologia interliga e digitaliza o mundo, século da Geração Z, geração que já nasceu  tendo os recursos tecnológicos a seu dispor e, portanto, os dominam com toda a facilidade e agilidade. 

Aqui, deixamos duas perguntas para a reflexão de todos: Como fazer com que todas as gerações se articulem e se adéquem a esta nova era? E como fazer com que a escola se integre para incluir tais gerações e o mundo digital? 

Algumas imagens para reflexão também...








E um link de um  interessante vídeo sobre as gerações, suas características e transições:

Um comentário:

  1. Concordamos plenamente, com toda certeza a escola como meio principal de socialização precisa estar preparada para receber as diferentes gerações, que fizeram e fazem parte de todo esse conhecimento.

    ResponderExcluir